Também chamada de “seta” ou “pisca-pisca” a LUZ INDICADORA DE DIREÇÃO, é a luz do veículo destinada a indicar aos demais usuários da via, que o condutor tem o propósito de mudar de direção à direita ou à esquerda.
O Código de Trânsito Brasileiro – CTB normatiza que todo condutor antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida ante...cedência, por meio da luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo gesto convencional de braço. Entende-se por deslocamento lateral, a transposição de faixas de circulação, movimentos de conversão (virar) à direita ou à esquerda e retornos.
A “seta” é um acessório muito importante no veículo, mas que inúmeras das vezes tem sido esquecida pelos condutores. Essa comunicação é muito importante para que se possa prever as ações do condutor e assim evitar freadas bruscas ou até mesmo acidentes de trânsito. O mesmo vale para o pedestre, que saberá as intenções do condutor e assim, tomará os cuidados necessários para não ser vítima de atropelamento.
Existem três tipos de condutores: os que sinalizam sempre suas intenções no trânsito; os que nunca sinalizam e os esquecidinhos, que acionam a “seta” e não realizam a manobra indicada. Esses dois últimos tipos estão errados e podem ser responsáveis por muitos acidentes.